terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Nikolas de Oliveira, de PG, domina natação PPD

http://twitter.com/ProEsporteBS

Um jovem de apenas 18 anos, Nikolas de Oliveira, foi o destaque do ano na natação para pessoas portadoras de deficiência (PPD) de Praia Grande. Integrante da equipe da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer desde 2008, ele obteve importantes resultados na temporada, competindo na categoria S5 (paralisia).

Oliveira sagrou-se campeão dos Jogos Regionais (1ª divisão) e Abertos do Interior (2ª divisão) nos 50 metros borboleta. Venceu também, os 100 livre no tradicional Troféu Sérgio Del Grande. Em nível nacional, conquistou medalha de prata (50 borboleta) no Circuito ParaOlímpico Loterias Caixa Brasil. Obteve mais três pratas nos 200 livre e 50 borboleta (Troféu Sérgio Del Grande) e 100 livre (Jogos Regionais).

Dados - Nascido em São Paulo, Oliveira passou a residir no Bairro Caiçara em 2007. Ele nada desde criança e aos oito anos começou a competir. Atualmente, treina na Academia Estação Saúde e na Piscina Municipal (Avenida Presidente Castelo Branco s/nº, Bairro Mirim). Oliveira faz três mil quilômetros diários e prefere as disputas dos 50 metros borboleta e 100 livre.

Em 2000, com apenas oito anos de idade, Oliveira deitou-se para dormir sem saber que durante a noite sofreria um inesperado acidente vascular cerebral (AVC). Naquele momento, ele já acordou com paralisia parcial dos movimentos do lado esquerdo do corpo. “Era muito pequeno, não entendia direito o que havia acontecido. Fiquei muito triste por não poder mais jogar futebol e andar de bicicleta. Entrei em depressão, foi um período muito difícil da minha vida. Com o passar do tempo, os médicos me aconselharam voltar a nadar. Hoje a vida está normal, encaro minha situação numa boa. Agradeço a minha mãe Sandra, que está sempre ao meu lado”, conta.

Fonte: http://www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário