quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Filetti comemora mais uma importante conquista na canoa havaiana

Mais do que só força, o sincronismo e, também, a amizade do grupo, foram fatores determinantes para o santista Celso Filetti comemorar com a sua equipe, a TriboQPira, o pentacampeonato no 8º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas, disputado dia 24 de janeiro. A prova, com largada e chegada na Ponta da Praia, em Santos, teve 75 km em mar aberto, rio e no Porto, sendo considerada a mais longa do Mundo na modalidade.

O time santista, que teve a volta do ícone Sebástian Cuattrin, representante brasileiro da canoagem de velocidade em quatro olimpíadas, garantiu o seu maior objetivo, batendo o próprio recorde, ao completar o percurso em 5 horas, 52 minutos e 6 segundos (a marca anterior era de 6h05min, em 2008). “A estratégia principal foi o revezamento de atletas, sempre renovando a força. Trocamos as formações praticamente a cada 10 minutos”, revelou.

As canoas contam com seis remadores e, na prova, outros três seguem no barco de apoio, podendo se revezar a qualquer momento, conforme estratégia da equipe. Na TriboQPira, tudo foi planejado e cada três canoístas ficaram definidos em duas posições.

Thiago Arias, José Marques Mendes Filho e Alex Levorim ficaram nos bancos 1 e 2, à frente da canoa e responsáveis pelo ritmo; Celso Filetti, Sebástian Cuattrin e Luis Gustavo fizeram os bancos 3 e 4, representando força; enquanto que Felipe Neumann (outro grande destaque e bicampeão brasileiro open), Jefferson Libório (também com grande experiência) e Cauê Serra, no 5 e 6, onde a função principal é o leme, a direção da canoa.

Na prova, a disputa foi acirrada, novamente, contra a equipe Brucutus/Prefeitura de Santos, a mais antiga do País. O nível foi tão forte que os dois times baixaram de 6 horas, com os vice-campeões chegando em 5h58min50s, a 6 minutos e 44 segundos dos vencedores.

Fonte: FMA Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário